Visto americano: um passo a passo explicativo do processo

nyc1

Esse post ficou grande e … chato demais para quem não tem interesse nenhum nesse assunto, hahaha. Por isso, se quiser ler o post inteiro clique no Leia Mais ali em baixo. Espero que seja útil! :D


Desde o ano passado estou planejando uma viagem para Nova York, que deve acontecer em Outubro desse ano. Não adianta, NY é um destino-sonho. Mas, viajar para o exterior não é nada barato, por isso a viagem só aconteceria de fato se fosse pra juntar dinheiro por um bom tempo, hehehe.

Com tudo planejado só faltava uma coisa: o visto americano. O processo todo assusta um pouco, mas não é nada do que falam por ai. Claro que existem casos e casos, mas mais de 95% dos vistos no Brasil são aprovados, ou seja, não é nada tão terrível assim.

Mesmo assim, a gente fica meio perdida sem saber por onde começar, o que fazer, o que pagar, o que levar. Claro que viagens a trabalho/estudo tem seus próprios procedimentos para requerir o visto, mas para viagens de turismo e consumismo puro (a minha! hahaha) vou tentar listar os processos para facilitar a vida de quem pretende tirar o visto também.

Agendamento

Tudo começa pelo agendamento, que deve ser feito por esse site. Você paga uma taxa de R$ 38,00 para obter um senha que te dará acesso ao calendário onde você pode ver as datas e horários disponíveis para agendar sua entrevista. Assim que você agendar, receberá um email com todas as informações. Bem simples.

Formulários

Após receber o e-mail de confirmação, você precisa preencher o formulário DS-160, que é onde você vai informar tudo sobre você. Esse formulário pode ser preenchido até o dia da entrevista e você pode ir fazendo por partes e salvando. No começo do preenchimento você recebe um código (Application ID) que vai ser usado para recuperar seus dados sempre que quiser continuar completando a ficha.

Todo o formulário é em inglês, mas se você passar o mouse em cima das perguntas aparece a tradução (bem vagabunda por sinal) em português.

Exemplo de página do formulário. Na lateral, todos as etapas de preenchimento.

Não esqueça de salvar o formulário a cada página preenchida, senão a página expira e você perde tudo que não estava salvo.
Nessa etapa também você precisa fazer upload de uma foto sua, estilo 3×4, no site. Então não esqueça de scannear ou tirar uma foto nesse estilo e deixar salva no computador.

Imprima o comprovante do preenchimento, você precisa levar essa folha no dia da entrevista.

Taxa

Agora é hora de pagar a taxa do visto, que é de $140. Para pagar, você precisa ir até uma agência do Citibank (sem imprimir nada mesmo) e pagar em dinheiro a taxa, já convertida para reais. Eles não aceitam cartão, cheque, nada. Só dinheiro.
A taxa pode ser paga até o dia da entrevista, mas para evitar problemas, tente pagar com uma certa antecedência. Guarde o comprovante de pagamento porque ele é mega necessário.

Documentação

Hora de separar a documentação para levar no dia da entrevista. Além do passaporte,  nenhum documento é “obrigatório” e não existe certeza nenhuma de que eles vão pedir para conferir algo. As vezes pedem, as vezes não, mas para garantir, tenha tudo que conseguir em mãos no dia da entrevista.

Os documentos que eles sugerem são todos que comprovem seus vínculos com o Brasil e sua condição financeira para cobrir os custos da viagem. Por exemplo: carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, certidão de casamento/nascimento, extratos bancários, documento do carro, declaração da escola/faculdade … tudo que comprove que você tem compromissos por aqui, e que precisa retornar ao Brasil depois da viagem porque não pode abandonar o emprego, a faculdade e as contas pra pagar! hahaha

Documentos que eu levei: passaporte, carteira de trabalho, comprovante de pagamento do Citibank, extrato bancário, holerite, carta comprovando meu vínculos com a empresa, RG, certidão de nascimento, comprovante do DS-160 e o formúlario impresso, comprovante de residência, algumas contas tipo celular, cartão de crédito, luz e água.

Entrevista

No dia da entrevista eles pedem para que você não chegue muito cedo ao consulado, no máximo 30 minutos de antedência. Mas não se iluda: você não vai ser atendido no horário marcado. O horário é mais para você ter uma noção de qual horário chegar para começar o processo todo por lá … que é MUITO demorado. Isso, claro, com base na minha experiência e de amigos aqui no consulado de SP. Talvez outros consulados sejam mais tranquilos.

Você não pode entrar com celular (e nenhum tipo de eletrônico) ou metais no consulado, por isso, deixe tudo isso em casa, porque eles não tem guarda-volumes e você terá que pagar para guardar em uns lugares em frente ao consulado.
Eu esqueci o fone do meu celular na bolsa (só o fone!) e não me deixaram entrar, tive que pagar 5 reais para guardar.

Dentro do consulado você vai ficar umas boas horas em pé em várias filas e etapas diferentes. Não vá de salto, sério! E muitas partes das filas ficam ao ar livre, ou seja, se estiver chovendo, ferrou. O processo do meu visto demorou mais ou menos 4 horas, 4 horas EM PÉ. Delícia.

Os processos lá dentro são os seguintes:

1. Fila para entrar no consulado se tiver muita gente. Logo no portão vão revistar sua bolsa e pedir seu passaporte para conferir.
2. Fila para uma revista mais completa, tipo de aeroporto. Nessa fila alguns funcionários ficam pedindo para conferir o comprovante de pagamento, foto 5×7 e o comprovante do preenchimento do formulário DS-160.
3. Agora, dentro do consulado, você pega uma fila para retirar uma senha e aguardar a pré-entrevista (também em fila). Na pré entrevista eles te pedem os documentos que os funcionários conferiram antes: comprovantes e passaporte.
4. Com a senha em mãos você aguarda ser chamado para recolher as impressões digitais. As senha não aparecem em ordem no painel e tem que ficar prestando atenção o tempo todo. Demora.
5. Após tudo isso, você vai finalmente para a maior fila de todas (rs): a fila da entrevista. Não é por ordem de senha, nem de agendamento, é por ordem de chegada nessa fila depois de ter feito todos os outros processos. Eu fui atendida mais ou menos 12:40 sendo que minha entrevista estava agendada para as 11 e eu cheguei no consulado as 9:30. Quer dizer …
6. Hora da entrevista. Tudo depende do bom humor do seu atendente. Eles falam “entrevista” e dá impressão que você vai se sentar, mas não, você vai ficar em pé, falando com um atendente atrás de uma cabine de vidro blindado. Hora de mostrar os documentos SE eles pedirem, responder algumas perguntas e na hora eles já te falam se seu visto foi aprovado ou não.
7. Se seu visto foi aprovado, você ainda vai pegar mais uma fila! A fila do Sedex, que é onde você paga para te enviarem o seu passaporte (que fica com eles) com o visto colado nele. Pagou a taxa, pronto, acabou, ufa!


Nervoso, ansiedade, tensão, dor de cabeça e dor nas pernas de tanto ficar em pé. Esse foi o meu dia no consulado americano. Meu visto foi aprovado, mas me pediram muitos documentos (tipo imposto de renda, carteira de trabalho e holerite) coisa que não aconteceu com nenhuma das minhas amigas… olha minha cara de terrorista! #not

A única coisa que eu pensava era: vale a pena tudo isso? hahaha.
Bom, só vou saber se valeu a pena quando estiver em NY. Vamos acompanhar … :)

41 comentários

  1. Gabriela   •  

    Paula, quanto tempo demora para receber o visto? É que eu quero viajar em Janeiro e não sei se vai dar tempo

    • Paula   •     Author

      Olha, ultimamente em 1 mês você consegue tirar, mas como é final de ano eu não sei, viu? Tem que ligar lá para conferir, pq eles fecham no final do ano (não sei quando) e demoram pra voltar. Corre que dá tempo!

  2. Charles Ricardo   •  

    Bom dia Paula,

    Parabéns pelo post, ajudou muito!

    Quanto á entrega do visto, quanto tempo demorou?

    Obrigado!

  3. Juliana   •  

    Olá Paula,

    Estou precisando renovar meu visto e como tirei em 2006 não me lembro se no processo já tirava digital dos 10 dedos, você se lembra?
    Para preencher o formulário preciso saber disto e o consulado não me diz. Muito obrigada.

  4. Palloma   •  

    Ola

    Por favor fui tirar meu visto hoje com meu noivo

    E eles nao pediram documento nenhum. Só perguntaram o grau de parentesco e a profissão de cada um.

    Após as perguntas, fui informada que meu visto foi aprovado e o do meu noivo, disseram que teram q analisar mais o formulário e ficaram com o passaporte dele. Ainda temos chance do visto dele ser aprovado? Ou é mais certeza q seja negado????

    nao pediram documento nenhum…. Quando eles negam, eles devolvem o passaporte na hora???

  5. Palloma   •  

    Oiii… Acabei de sair do consulado.
    Nao me pediram documento nenhum. Só perguntou grau de parentesco das pessoas q estavam comigo e perguntaram a profissão de cada um. O meu e dos meus pai aprovaram na hora. O do meu noivo, eles nao disseram nada. Falaram que iam ter que analisar novamente e que o passaporte seria entregue por correio. Com ou sem visto. Será que ainda corre o risco de ser negado? Ou melhor tem alguma chance de ainda aprovarem? Nunca vi um caso desse. Para mim, eles ja negavam na hora. Se for negar.

    Beijos
    E obrigada

  6. silvana gomes   •  

    voce ta de parabens,falou tudo bem detalhado,obrigado.

  7. Gabrielle   •  

    Oláaa…
    Me ajudou muitooo esse passo a passo…Estou querendo ir ao Hawaii esse ano ainda,e estava imaginando o processooo que é,tirar o visto americano, tenho um tio que mora lá a 10 anos, e agora estou querendo ir visita-lo!!!Você poderia me explicar, que tipo de perguntas eles fazem na entrevista!?!?Muito grataa!
    Beijooos.

  8. Diego   •  

    Minha entrevista de visto americano foi super tranquila
    quem tiver precisando tirar duvidas sobre visto americano baixe o guia ds 160 no site http://www.ds160.net.br

  9. bira   •  

    tipo isso mesmo
    fui hoje ate a embaixada dos eua apos ter passado apuros pra agendar minha ida ate lá, pois estava usando a opcao renovar passaporte, e pasmem, eu fiquei 3 dias e nao encontrava nunca aquele calendario com uma estrela verde sinalizando um dia e horario livre, foi ai que liguei no teleatendimento e o atendente disse: vc tem que marcar a opcao primeira vez, rs!!é serio, os gringos mandando eu mentir.pois segundo o atendenteera mais facil, e o pior e que deu certo, mas vamos lá so pra acrescentar, eu consegui para 12hs, e dei bobeira em nao ter ido nos dias antes da entrevista ate uma agencia pagar a taxa(citibank),e ai, surpresa, quando cheguei la, 11:10 fiquei 20 min fila e mais 25 noutra fila para ser revistado, ao entrar no consulado o caixa do banco saiu pro almoco, e fiquei meia hora esperando ele voltar pra poder iniciar todo o processo de pagar e depois pegar uma senha, e quem chegou comigo e ate apos , mas que levou o recibo dos 140 us pagos, ganhou muito tempo. mesmo assim, levei 1hora e 50 min pra renovar, a gringa exigiu IR e perguntas basicas.espero ter ajudado.

  10. luane   •  

    quais sao as capitais que tem consulado para tirar o visto?obs:moro perto de goiania

  11. Jessica Oliveira   •  

    Oii :D eu de novo….
    este post me ajudou muit! mas cmg foi diferente, antes de ir fazer o passaporte eu paguei 156 reais, levei o comprovante de pagamento da GRU até o sac e fiz o passaporte, agora estou espero ficar pronto. Mas não tem nenhum site que eu possar ver o numero do meu passaporte mesmo sei estar com ele em mãos? é que so vai chegar daqui a umas semana e quero adiantar logo antes que perca as datas pra entrevista [pretendo viajar em ajaneiro] será que tem?

    se puder responder por email,ficaria feliz ^^
    beeijao adoro o blog,ja ta nos meusfavortios!

    http://dantastrendy.blogspot.com

    • Paula   •     Author

      Eu só não descrevi essa parte do processo no post pq eu já fiz o passaporte a algum tempo, rs
      Então, depois de uns 5 dias que você faz o passaporte a Polícia já tem o número, acho que tem que ligar lá para conseguir, mas não sei te dizer ao certo o número que tem que ligar!

      Beijos,
      Paula

  12. Lieda   •  

    Paula, e como seriam essas “perguntas básicas”?
    Bjs, boa viagem!!!

  13. Paula A.   •  

    Caracas você deu muito azar com os documentos, tirei o meu passaporte e visto ano passado pra visitar Washington DC e só pediram pra ver meu visto anterior, além de fazer aquelas perguntinhas básicas.

    Mas o que importa é que você conseguiu o visto! Costumo brincar que todo mundo que passa por isso precisa viajar pelo menos 1x a cada dois anos pros Estados Unidos, pra fazer valer toda dor de cabeça! xD

    • Paula   •     Author

      Mas é verdade, to precisando viajar pra lá várias vezes pra compensar! heuhauheuahses

  14. caroline   •  

    Que isso em eu fui ano passado em DF tentar o visto fikei de 7 hrs da manha e eu fui a ultima fikei ate 13:00 da tarde agora imagina oq e ficar em pe tantas horas? pra ainda NAO PEGAR o visto eu quase atravessei o vidro pra bater no carinha fiquei com uma cara e mal pra ele . Fora que a fome :( e o pior nao pode entrar com nada pra vc se destrair tipo celular =( e mt triste ano que vem estarei tentando denovo meu pai mora nos EUA tem 10 anos ja nunca vi ele . sorte sua paulinha rs bjuuuus amo o blog

    • Paula   •     Author

      Poutz, que ruim isso! :T
      Infelizmente eles as vezes negam vistos sem maiores motivos, né?
      Tomara que você consiga no ano que vem para poder visitar seu pai e viajar! Torcendo por você! :)

    • Paula   •     Author

      Fico feliz que tenha te ajudado! :)
      Antes de tirar eu tinha um monte de dúvidas, sempre quis ler um post assim, então resolvi fazer, haha

      Beijos!

  15. Jessica Dantas   •  

    Oii , menina teu blog é tão liindo, já sabe NE? Xonei *-* Já favoritei ! Posso coloca-lo na minha blogroll? , espero que não se importe x) .
    Anda lendo minha mente? eu estava (estou! ) DOIDA atras disso tudo, pretendo viajar em janeiro, com minha prima ( ela é nativa de lá) e ela quem vai pagar tudo,eu não trabalho,nem tenho carro,mas aço curso tecnico, será que consigo? já favoritei este post e seu blog , pq é FATO que eu vou voltar aqui pra ler mais! , voce poderia dizer o que exatamente te perguntaram? foi em ingles? ( morro de medod esta entrevista) :s

    Ah! Tem duas tags novas lá no blog, “ Dt Entrevista seu blog “ e o “ Dt indica : blogs que vocês deveriam conhecer” . Ficaria muito feliz se você participasse :D

    grande beijo
    http://dantastrendy.blogspot.com

  16. Victoria santos   •  

    Olá tudo bom ? adoro o blog viu =D !! Queria saber se para Paris tem que tirar o visto pois ano q vem eu e minha familia estamos planejando essa viajem e eu gostaria de saber
    beijos

    • Alice Renise   •  

      Não, também vou para Europa, e eu li que na maioria dos países e eles só fazem umas perguntinhas no aeroporto.

  17. Talita Garcez   •  

    Nossa Paula, que sufoco!!! Minha irmã quando foi para NY não teve tempo para ir ao consulado e tudo mais, então ela pagou 500,00 para um despachante fazer o serviço, ela só foi na entrevista mesmo. O bom é que o visto vale por alguns anos. Ela foi em novembro do ano passado e no final de outubro deste ano irá novamente. ^^

    • Paula   •     Author

      Sim, o visto é valido por 10 anos (que bom né?) hahaha!

      É então, mas mesmo se você pagar o despachante, lá dentro do consulado o processo é o mesmo: filas, filas, filas. Triste! hahaha

  18. Camille Habib   •  

    Nossa.. adorei o post! Essa viagem, pra mim, está programada para julho do ano que vem, se tudo der certo. Mês passado cumpri o primeiro passo: tirar o passaporte. E em vista de tudo que tu disse, foi moleza. haha

    Agora é a hora de correr atrás do visto e ver se dá tudo certo. E ainda bem que você alertou sobre os documentos, pois também conheço muita gente que não precisou de nada. Vai que eu não levo, eles pedem e eu perco o processo TODO? #todasmorre!! haha

    Beijos,
    Ca.

    • Paula   •     Author

      Leva os documentos siim viu, porque pra mim pediram, VAI ENTENDER? hahaha
      É sempre bom garantir :)

  19. Fernanda N   •  

    oie paula, tudo bom?
    menina, muito fácil de responder esta última pergunta aí… é claro que vale a pena! ny deve ser tudo de bom. eu não conheço, mas várias pessoas que já foram pra lá me falar que ela é encantadora. eu provavelmente vou para lá ano que vem. espero já estar por lá neste período… nos estados unidos, eu digo. quero ir morar lá no final deste ano, naqueles programas de estágio remunerado que algumas agências tem. tô super ansiosa! boa viagem pra você! espero que você ame! e ah, fotografe tudo, que é pra não morrer de saudade depois! ^^
    beijo, beijo!

    • Paula   •     Author

      Obrigada pelo comentário fofo! <3
      Agora que passou a raiva das filas acho que vai valer a pena a viagem sim, hahaha, to animada!
      Ai que legal que você vai morar lá! Espero que dê tudo certo, vou acompanhar :)

      Beijos :*

  20. Sara   •  

    Ah, quantas filas :O E como nós brasileiros amamos pegar filas.. USHAUHSa
    Haja paciência! Mais vale a pena, né? :)

  21. Luly   •  

    Eu tinha medinho de tirar o visto, mas né… Nunca fiz nada de errado e tenho carinha fofa, hahaha
    Tenho que fazer com urgência pra ir pra Orlando, amei o post, Paulinha, bem objetivo e sincero, gosto assim!!

    • Paula   •     Author

      HAHAHAHA, carinha fofa sempre ajuda no processo!
      Acho que a mulher achou que eu tinha cara de quem ia pra lá trabalhar no Mc Donalds, porque olha … hahaha

  22. Flavia Sisti   •  

    Quando eu tirei meu visto americano (em 2006)também tinha MUITA gente e eu demorei MUITO, umas 4 horas também. Pediram poucos documentos mas fizeram bastante perguntas.

    O bom mesmo é visto pra Europa, pra entrar em Londres, me fizeram 3 perguntas e deram nossos vistos (meu e dos meus pais), não pediram NENHUM documento.

    Boa sorte na sua viagem Paula.

  23. HELVIO JUNIOR   •  

    Oie Paula é a primeira vez que entro no seu blog! E posso dizer achei tudo maravilho principalmente o jeito em que você descreve no blog!!! Entra no meu depois odiofashion.com é um lugar onde coloco um universo de tudo que envolva fashionismo hahaha
    Kiss Kisss garota !!! H.Junior…. Depois diz o que achou do meu blog táh??? Xoxo nega!

  24. Mylla   •  

    Bá, que sonho conhecer Paris e Nova York no mesmo ano! Um dia chego lá, haha. Mas no meu caso, Londres vem primeiro. Comecei a juntar dinheiro, assim, na semana passada. HUAHUAHUAHA.

    Como foi essa etapa de guardar o dinheiro da viagem pra ti, Paula? Tu tem alguma dica? E como foi fazer o orçamento pras viagens? Venho me informando com todo mundo que encontro pela frente. Dicas sempre são bem-vindas. :)

    Beijos.

    • Paula   •     Author

      Oi Mylla! :)

      Então, para guardar dinheiro eu estipulei uma meta, que iria guardar tanto de dinheiro por mês. Então, praticamente “tirei” essa quantia do meu salário, nem contava com esse dinheiro e programei minhas contas pra me virar com o resto do salário, haha, só assim pra conseguir guardar.
      Dos gastos da viagem ainda não me programei direito, mas te conto! rs

      Beijos! :*

  25. Julia   •  

    Minha irmã estava vendo essas coisas de visto também, uma chatisse. XD
    Meu visto japonês eu nem precisei de entrevista, entreguei todos os documentos na gência de viagens e me entregaram o visto pronto.^^
    Mas lá no Japão eu tive problemas pra entrar, me fizeram esperar numa salinha com uns imigrantes sinistros, até ligarem para meu amigo e confirmarem com ele se eu ia mesmo ficar na casa dele… somos duas com cara de terrorista! ahahahahaha

    Mas isso de pedir documento é meio aleatório, viu. E também depende muito do tipo de viagem que vc vai fazer, se é pacote pronto de agência geralmente eles nem pedem, porque vc já tem passagens ida e volta, hotel reservado e pago. Mas se vc vai por conta própria eles gostam de confirmar seus vínculos e condições financeiras. XD

    Enfim, 4 horas de chatisse valem pelos dias que vc vai curtir em NY. <3

    • Paula   •     Author

      Sim, é bem aleatorio eles pedirem documentação, tanto porque não pediram de NENHUMA das minhas amigas que tirou ultimamente, nem da que vai viajar comigo, só comigo resolveram implicar! hahahaha
      Nossa, fica em salinha do aeroporto … TENSO, rs
      Pelo menos ligaram pro seu amigo e deu tudo certo.

      Vamos ver, to bem animada pra ir pra NY *-*
      Espero que dê tudo certo!

  26. Paula   •  

    Será que eu fui a única pessoa que deu sorte pra tirar o visto?
    O meu processo demorou 2 horas, e tinha lugar nos banquinhos pra sentar! rsrs… Fora a entrevista de 2 perguntas!

    • Paula   •     Author

      Na minha eles pediram um monte de documentos (?) e demorou horrores, o consulado tava cheio demais :S

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>