Como arrumar a franja?

franja

Tenho tantas coisas para postar que nem sei por onde começar, hahaha. A semana passada foi cheia de coisas legais para contar/mostrar. :)

Por hoje, venho com um post muito solicitado (hehehe): como arrumar a franja? Recebo essa pergunta nas redes sociais e não tenho a menor vergonha de contar o meu “segredo” mágico: uma boa chapinha! hahaha

Vou listar as coisas que eu faço para deixar a franja “em ordem”, mas lembrando que cada cabelo é um cabelo então nem sempre o que funciona pra mim vai funcionar para todo mundo. O meu cabelo é cacheado (bem cacheado, quase crespo) e eu faço escova progressiva. Então essas dicas provavelmente não vão fazer muito sentido para quem tem cabelo naturalmente liso, ok?

1. Chapinha nela!

Não tem segredo, o jeito para a franja ficar no lugar é fazer chapinha nela. Quem tem franja sabe que ela é uma parte totalmente independente do seu corpo, ela tem vida própria e cada dia acorda de um jeito. No meu caso a minha franja é muito reta por conta da escova progressiva, então as pontas ficam com aquele aspecto maravilhoso espichado. O que eu faço é todos os dias (sim, todos os dias) é virar as pontinhas da franja para dentro.

Para algumas pessoas uma boa escova deixa a franja no lugar. Pra mim não funciona, se eu faço escova daqui meia hora a franja já fica com as pontas reta novamente. Eu seco a franja mas só jogando ar quente do secador, sem passar a escova nela.

2. Use a chapinha certa

Como a gente precisa modelar a franja para as pontas ficarem viradinhas para dentro a chapinha tem que ter uma lateral arredondada. Não adianta comprar aquelas chapinhas que são retas do lado, pois isso vai fazer o seu cabelo ficar marcado e muito feio. Eu já tive vários modelos diferentes de chapinha e a minha favorita da vida é uma das mais baratas que eu já comprei, a Control Ion da Britania.

Gosto tanto dessa chapinha que tenho duas do mesmo modelo, hahaha. Para mim ela tem o melhor formato do mundo para arrumar a franja. :)

chapinha-britania-favorita

3. Não retoque a escova progressiva da franja

Se você é como eu, do time da escova progressiva, quando for retocar peça para não passarem o produto na franja inteira, apenas na raiz dela. Claro, se o seu cabelo já estiver cacheado demais não tem jeito, mas se ainda dá para segurar com a última aplicação da progressiva, não passe novamente. A progressiva deixa o cabelo liso demais e dai não tem nada que vai fazer ela ficar com esse caimento natural viradinho nas pontas.

4. Não use condicionador na franja

Não sei se tem alguém que faz isso, mas se tem… pare! O condicionador deixa o cabelo macio, mas se você usar ele na franja ela não vai segurar o efeito da chapinha e vai desmanchar muito rápido. É a mesma coisa se você quiser fazer cachos no cabelo, por exemplo, não passe condicionador pois ele vai deixar o cabelo muito soltinho e quando você precisa modelar os fios precisam estar mais “secos” mesmo, para segurar melhor.

Outra coisa, eu nunca passo nenhum tipo de produto na franja, por exemplo spray ou protetores anti térmicos. Sei que provavelmente eu deveria usar, pois faço chapinha sempre, mas qualquer produto só acaba deixando a minha franja oleosa muito mais rápido e não existe nada pior do que uma franja oleosa.

 

Bom, esses são os meus truques para cuidar da minha franja. Sou apaixonada por esse corte de cabelo e adoro muito mesmo ficando com cara de criança. Fazem pelo menos uns 8 anos que eu uso esse corte e não tenho vontade nenhuma de mudar.

E vocês, usam franja? Como lidam com ela? :)

50 comentários

  1. Patricia   •  

    Paula,como vc faz progressiva e pinta?Pra mim só um dos dois era possível!!!

  2. Julya   •  

    SEEÉRIO QUE É PROGRESSIVA? Juro que se você não tivesse contado, passaria a vida inteira achando que era natural! Ou no máximo aquele ondulado que você seca com secador e vira liso! Caramba Paula, o resultado ficou muito natural no seu cabelo, você já fez outros tipos de escova (marroquina, de morango, de chocolate e mimimi) ou só a progressiva basicona?

    Beijos!

    • Paula   •     Author

      Eu só faço progressiva comum mesmo, nada demais. Não gosto de arriscar novas químicas, já sei que meu cabelo se dá bem com essa (uso faz pelo menos uns 6 anos) então fico com ela.
      Ela é bem fraca, não alisa o meu cabelo não, mas deixa ele fácil de alisar com o secador e não fica com aquela cara de alisadão, né? :)

  3. Renata Rodrigues   •  

    Paula, tbm tenho tenho cabelo cacheado e faço progressiva, mas não é uma progressiva mt forte, é média, de acordo com o q a cabeleireira diz. Eu lavo com shampoo e condicionador, e as vezes lavo só a franja. Eu não uso chapinha, faço só escova. Mas ás vezes acontece dela desmontar mt rápido, principalmente q aonde moro q faz mt calor. Só q o meu cabelo é seco e ás vezes arrisco ate passar óleo reparador na franja… bom eu passo protetor térmico tbm. Quero testar a dica de não passar condicionador, mas fico em dúvida, por meu cabelo ser seco.
    Paula, depois dá umas dicas de como vc cuida do seu cabelo todo, sérioo ele é mt lindo!!

  4. Aurea Valéria   •  

    Minha chapinha é igual a sua! É muito boa mesmo, eu adoro :D

  5. Flávia   •  

    Já tive franja, mas há uns dois anos deixei crescer, mas concordo plenamente que apesar de ser lindo dá muito trabalho para cuidar, não fazia chapinha todo dia na época, mas dia sim e dia não, precisava dar uma ajeitada com a chapinha de qualquer jeito. Rs

  6. Mariana Carvalho   •  

    Oi Paula! :) Tudo bem?
    Estava buscando esse modelo de chapinha no Submarino ~me inspirei com suas dicas!~ mas esse modeo da Britania só tem com a prancha branca, sabe? Tipo cerâmica, sei lá… não é essa da sua, que a prancha é tipo um metal. Falo isso porque já tive uma chapinha com a prancha dessas ‘brancas’ e tipo.. é mesmo que nada, não esquenta bem e consequentemente acho que não alisa bem, sabe? A minha atualmente é tipo a sua, só que do modelinho reto, quadrado, e não arredondada como a sua… Queria saber se vc tem uma dica de onde encontrar esse seu modelo.. Se puder dizer onde vc encontrou a sua, ficaria muito feliz!
    Um beijão!! :*

  7. Mary Ricci   •  

    Eu estou abandonando minha franja, decidi deixa-la crescer :)

  8. Priscilla   •  

    Eu teimo em cortar sempre uma franjinha e toda vez fica o Ó porque não sei arrumar.
    Cortei o cabelo ontem e CLARO que coloquei franjinha, mas no salão ela fica tão bonita… :(
    Adorei as dicas e vou seguir para ver se dá certo comigo também! ;)

    Bjuusss puffaobeauty com

  9. Déborah   •  

    Meu cabelo é liso mais a franja nasceu rebelde rsrs. Bom, eu não vivo passando chapinha nela porque tenho muita preguiça. Eu faço aplicação de proteína no salão, fique lisa por 6 meses!

  10. Jess   •  

    ahh que dica boa!!

    eu tenho cabelo cacheado tbm e curto mto, mas as vezes PRECISO ficar na chapinha. Cabelo cacheado dá nó, puxa, dói, fica armado… tem que ter mais $$ pra manter ele lindo e saudável. e como eu tenho preguiça, prefiro chapinha mesmo… rs

  11. Laura   •  

    Ei, tudo bem? Provavelmente você já respondeu essa pergunta milhares de vezes, mas me perdoe porque eu não sei.. Qual câmera vc usa? Beijão!

  12. Flavia   •  

    Oi paula! Tambem tenho franja e para lidar com a oleosidade shampoo a seco é o meu melhor amigo! Não uso chapinha porque acho que no meu cabelo a franja fica oleosa ainda mais depressa, daí modelo com secador.
    Beijos

  13. Ana Beatriz   •  

    Paula, eu passo condicionador na franja, e realmente não segura o efeito da chapinha, fazendo com que ela fique “feia” rapidinho. Porém, se não usar e continuar com o secador/chapinha, a franja não vai ressecar muito?
    Beijos.

  14. feufa maciel   •  

    adorei o “uma parte totalmente independente do seu corpo”… a pura verdade!
    meu cabelo é liso na raiz, então não tenho tantos problemas com a franja, mas todos os dias faço uma escovinha com secador e tal… senão não dá!
    bjs

  15. Sarah Rigby   •  

    Oi Paula! Fiquei boba quando li que você faz progressiva! Nem parece hahaha! Eu tenho o cabelo super cacheado também e faço progressiva faz uns 4 anos já e a um ano eu pintei o cabelo de ruivo vermelhão tipo tomate quase mas a uns 5 meses tingi de castanho (meu cabelo é castanho clarinho puxando pro loiro) e deixei crescer sem progressiva e sem tintura. (Agora parece que tenho californiana vermelhinha, porque claro o castanho desbotou, mas tá bem legal, pelo menos todos elogiam) mas eu não to conseguindo cuidar dele só na base da chapinha porque a raiz não aguenta, passa um dia eu já tenho que lavar porque tá oleoso. Não tá mais segurando a chapinha! Eu queria muito saber que produto de progressiva você usa no cabelo, se faz em salão ou em casa, to precisando de umas indicações, beijão! <3

  16. cassiany de paula   •  

    Paula seu cabelo era muito cacheado? Nao creio! Faz um antes e depois pra gente, quero saber se o meu cabelo tem salvação e posso ter a tão sonhada franja! Bjokas!

    • Paula   •     Author

      Oi Cassiany! Eu não tenho fotos com o cabelo cacheado, acredita? As poucas que eu tenho eu estou com o cabelo preso então não dá pra ver como ele realmente era. Eu NUNCA usei o meu cabelo solto enquanto ele era cacheado. E eu não estou exagerando, nunca mesmo, nem dentro de casa, hahaha

  17. Camila   •  

    Nossa, seu cabelo nem parece que tem progressiva. Você tem muita sorte, geralmente tinta, progressiva e chapinha, não são um trio muito agradável e no seu caso o cabelo está saudável,mas tente usar o protetor térmico, é melhor ter cabelo oleoso, do que palha. Eu que não uso nenhum tipo de química e mantenho a cor natural, já percebo os efeitos do secador, ainda mais tendo o cabelo liso, as pontas ficam espigadas.

    • Paula   •     Author

      Oi Camila! Eu faço progressiva, tintura e chapinha + secador já fazem mais de 8 anos, rs, meu cabelo tá bem acostumado. E olha que eu fui loira por um bom tempo, descolorindo quase platinado.
      Eu uso protetor térmico só nas pontas mesmo, pq senão o cabelo fica muito pesado e isso é ruim pq me obriga a lavar mais o cabelo, e quanto mais eu lavo mais vezes eu preciso da chapinha e mais vezes eu preciso tingir, hahaha. Todo um esquema!

  18. Julie   •  

    Adorei o post, Paula! Sobre o do condicionador, eu nunca tinha lido em nenhum lugar. Mas nunca usei porque percebi sozinha que, sempre que usava condicionador na franja, ela não ficava legal. Eu tenho mania de lavar só a franja as vezes, quando o cabelo ainda está ok e a franja não. E sempre que lavo, só uso shampoo.
    Também nunca passo nada “a mais” na franja, nem óleo, nem termoprotetor, nem nada. Tenho a impressão que ela fica mais pesada e oleosa.

    Ah, eu queria te pedir que fizesse um post com o corte da sua franja! Acho ela tão linda <3 Sou louca por um corte que me permita usar tanto franjinha quanto para o lado (como está a sua na foto). Só que nunca consigo isso hahahaha :P

    Beeeijos,
    Ju.

    • Paula   •     Author

      Oi Julie! Nossa, pior que o corte é o corte que eu faço com uma tesoura sem ponta, sozinha :| Posso até explicar como eu faço, mas não é nada demais, eu só vou cortando aos poucos tentando não deixar torto, hehehe.

      As vezes eu faço esse esquema de lavar só a franja, achei que era só eu, hahaha <3

      • Julie   •  

        Ahh, você corta sozinha também? hahahah bate ai o/\o hahahaha
        Eu segui aquele video da Bruna e um da Taci, que elas ensinam a cortar a franja. Ficou com o formato meia lua sabe? Menor no meio e maior dos lados. Tava querendo assim porque fiquei com medo de cortar franjinha e zoar muito hahahahahahaha

        Eu também achava que era só eu que lavava a franja HAUHUA é que tem dias que o cabelo tá lindo, macio, etc e a franja tá pesada, com aspecto de oleosa. Aí lavo :P hehe As vezes cuidomais da franja que do próprio cabelo ahahaha

  19. Andressa   •  

    A Paula também é do time da progressiva, uhul /

  20. Mylena   •  

    Seu cabelo é maravilhoso! A cor, o corte, a franja… Muito amor! ♥

  21. Daniela Farias   •  

    Eu costumava usar franja quando era pequena e agora resolvi voltar a usar. Só que não tinha lembrado desse detalhe que seria tão trabalhoso deixar ela certinha! hehe
    Também faço a mesma coisa que você, mas confesso que eu passo condicionador na franja! x)
    Adorei o post!
    Beijinhos!

  22. Monique   •  

    Meu cabelo é igual o seu, e faço escova definitiva (pior ainda) uso chapinha em tudo tb UAHAUHAUA

    Qual tinta voce usa pra não estragar o cabelo?

    Beijinhos

    • Paula   •     Author

      Oi Monique. Eu uso tintas normais mesmo, com todas as químicas que tem direito, hahaha. Meu cabelo deve ser forte o_O

  23. Gi   •  

    Paula do céu, preciso dessa chapinha tipo: AGORA! Sou amante de franjas, mas tenho um azar pra vida toda: tenho redemoinho na franja! Então quando eu corto, fica repartido no meio, saca? Uma droga! Mas tenho modelado a minha com chapinha também, mas a minha é maior, então não fica certinha…vou comprar essa pequenina pra ver se me acerto e faço as pazes com minha amada franjinha! hehehe Adorei a dica! Beijos

  24. Luiza   •  

    Paulaa, vc é ruiva natural porém pinta ou seu cabelo é outro tom e vc quis mudar pra ruivo? Acho tão bonitooo

    • Paula   •     Author

      Meu cabelo é castanho escuro, Luiza! :)

  25. Mary   •  

    Obrigada pelas dicas! Mas fiquei realmente curiosa: como você consegue manter a cor com progressiva? Meu sonho é ficar ruiva, mas tenho que fazer progressiva a cada 2 meses no mínimo (cabelo mto crespo). Qual seu segredo? ^^

    • Paula   •     Author

      Oi Mary! Hoje em dia eu só faço progressiva de 6 em 6 meses. Meu cabelo meio que “acostumou” e hoje em dia ele acaba nem voltando para os cachos, só na raiz mesmo, mas dai eu vou segurando com a chapinha para não fazer progressiva novamente tão rápido…

  26. Isabella Cometti   •  

    Nossa, seu cabelo é lindo e parece MUITO ser natural! Tanto textura quanto cor.
    Qual progressiva vc usa?

    Beijos!

  27. Shi   •  

    Paula, eu passo uma gotinha de reparador de ponta, acho que segura por mais tempo a chapinha. Meu cabelo não é liso e também não faço progressiva, seguro no secador e prancha mesmo. To admirada que você faça progressiva e ainda consegue ter essa cor maravilhosa, como você faz?

    Beijo grande

  28. Jess Vieira   •  

    Estava mesmo precisando dessas dicas, porque meu cabelo entrou na maior fase rebelde de todos os tempos O.o
    Acho que é porque eu parei de fazer progressiva, daí eu arrumo ele bem bonitinho e fica quase que perfeito, mas não dura nem meia hora. E se eu sair na rua e estiver ventando então HAHAHA ESQUECE, fico parecendo uma louca.
    Minha chapinha queimou essa semana (tô sofrendo) e ela era daquelas quadradas antigas sabe? Que o pessoal chama de piastra e etc… Eu estava pensando em comprar uma grande, porque tenho muito cabelo, mas agora que você deu a dica da redondinha, vou prestar mais atenção nisso na hora de comprar.

    p.s.:Estou ansiosa para ler os posts sobre os acontecidos da semana *_*
    <3

  29. HeeyGabbs   •  

    Oi , adorei a dica , minha franja já está até acostumada de tanto passar chapinha nela :) Gostaria de saber , o que você faz para ela não quebrar ? Não ficar “toquinho” , porque fica suuuuper feio ! ’0′ obrigada !

  30. Bruna   •  

    Desculpa a pergunta indiscreta, mas qual progressiva tu faz? O meu cabelo também é beeem cacheado e quase não acreditei que o teu não é natural – isso é um elogio, rs.

    A propósito, também cuidava da minha franja assim (agora deixei crescer); meu cabelo também fica oleoso quando uso algum produto, então quando faço chapinha uso o mínimo possível de produtos na parte que fica próxima ao meu rosto.

  31. Thuane   •  

    Eu fiz franja de novo a algumas semanas atrás e realmente,ela tem vida própria ! A minha chapinha deixa as pontas bem retinhas e eu não tenho paciência para escova-la todo dia,como eu não tenho dinheiro pra comprar uma chapinha mais adequada e nem pra fazer progressiva eu faço a chapinha e pego aquelas escovas redondas e enrolo ela haha Adorei as dicas *-*

  32. Beatriz   •  

    Jurava que seu cabelo era natural :o

  33. Emi   •  

    Eu sempre uso condicionador, será que é por isso que fica uma bosta 10 minutos depois? wuhaeau

    • Paula   •     Author

      HAHAHAHAAHA shiu que sua franja é linda! Mas o condicionador ferra a vida das franjinhas, viu?

  34. Esther Aguiar   •  

    Ai obrigada Ana! Eu fiz uma franja igualzinha a sua, só que ainda não a usei assim, porque fico com aqueles receios… mas essas dicas me ajudaram bastante. Meu cabelo é cacheado e quase crespo também, eu aliso de 3 em 3 meses, e faço hidratação a cada semana. Vou parar de passar condicionador na franja, e modelá-la com mais frequência! Ah, e obrigada por responder o email <3

    • Paula   •     Author

      Temos um cabelo bem parecido então, Esther! Se as dicas funcionarem me conta? Beijos :)

      • Esther Aguiar   •  

        Ah, sobre o trabalho meus pais disseram que por enquanto é melhor não… porque estou começando o primeiro ano ( que parece ser o mais difícil).Talvez ano que vem eles deixem, tomara!

  35. Re Vitrola   •  

    Eu uso com secador, fica mais perfeita <3
    A cabeleireira me explicou um segredinho, mas acho que só serve para quem tem franja mais comprida (a minha tá enorme), que é você ir secando para cima, quase para trás, e aí quando você joga… voilà! Fica nos trinques (e não, não fica altona, haha!)

    Cada um tem seu truque né? Adorei que vocêc compartilhou as suas dicas!
    Bjo,
    Re.

    • Paula   •     Author

      Com secador não funciona comigo, acredita? Ela fica bonita na hora, mas daqui 1 hora já era o efeito ~bonitinho~. Com a chapinha a minha segura o dia todo :)
      O cabeleireiro seca a da Bruna assim do jeito que você falou e fica lindo, acho que é um truque para as mais compridas mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>