Tenho tantas coisas para postar que nem sei por onde começar, hahaha. A semana passada foi cheia de coisas legais para contar/mostrar. :)

Por hoje, venho com um post muito solicitado (hehehe): como arrumar a franja? Recebo essa pergunta nas redes sociais e não tenho a menor vergonha de contar o meu “segredo” mágico: uma boa chapinha! hahaha

Vou listar as coisas que eu faço para deixar a franja “em ordem”, mas lembrando que cada cabelo é um cabelo então nem sempre o que funciona pra mim vai funcionar para todo mundo. O meu cabelo é cacheado (bem cacheado, quase crespo) e eu faço escova progressiva. Então essas dicas provavelmente não vão fazer muito sentido para quem tem cabelo naturalmente liso, ok?

1. Chapinha nela!

Não tem segredo, o jeito para a franja ficar no lugar é fazer chapinha nela. Quem tem franja sabe que ela é uma parte totalmente independente do seu corpo, ela tem vida própria e cada dia acorda de um jeito. No meu caso a minha franja é muito reta por conta da escova progressiva, então as pontas ficam com aquele aspecto maravilhoso espichado. O que eu faço é todos os dias (sim, todos os dias) é virar as pontinhas da franja para dentro.

Para algumas pessoas uma boa escova deixa a franja no lugar. Pra mim não funciona, se eu faço escova daqui meia hora a franja já fica com as pontas reta novamente. Eu seco a franja mas só jogando ar quente do secador, sem passar a escova nela.

2. Use a chapinha certa

Como a gente precisa modelar a franja para as pontas ficarem viradinhas para dentro a chapinha tem que ter uma lateral arredondada. Não adianta comprar aquelas chapinhas que são retas do lado, pois isso vai fazer o seu cabelo ficar marcado e muito feio. Eu já tive vários modelos diferentes de chapinha e a minha favorita da vida é uma das mais baratas que eu já comprei, a Control Ion da Britania.

Gosto tanto dessa chapinha que tenho duas do mesmo modelo, hahaha. Para mim ela tem o melhor formato do mundo para arrumar a franja. :)

chapinha-britania-favorita

3. Não retoque a escova progressiva da franja

Se você é como eu, do time da escova progressiva, quando for retocar peça para não passarem o produto na franja inteira, apenas na raiz dela. Claro, se o seu cabelo já estiver cacheado demais não tem jeito, mas se ainda dá para segurar com a última aplicação da progressiva, não passe novamente. A progressiva deixa o cabelo liso demais e dai não tem nada que vai fazer ela ficar com esse caimento natural viradinho nas pontas.

4. Não use condicionador na franja

Não sei se tem alguém que faz isso, mas se tem… pare! O condicionador deixa o cabelo macio, mas se você usar ele na franja ela não vai segurar o efeito da chapinha e vai desmanchar muito rápido. É a mesma coisa se você quiser fazer cachos no cabelo, por exemplo, não passe condicionador pois ele vai deixar o cabelo muito soltinho e quando você precisa modelar os fios precisam estar mais “secos” mesmo, para segurar melhor.

Outra coisa, eu nunca passo nenhum tipo de produto na franja, por exemplo spray ou protetores anti térmicos. Sei que provavelmente eu deveria usar, pois faço chapinha sempre, mas qualquer produto só acaba deixando a minha franja oleosa muito mais rápido e não existe nada pior do que uma franja oleosa.

 

Bom, esses são os meus truques para cuidar da minha franja. Sou apaixonada por esse corte de cabelo e adoro muito mesmo ficando com cara de criança. Fazem pelo menos uns 8 anos que eu uso esse corte e não tenho vontade nenhuma de mudar.

E vocês, usam franja? Como lidam com ela? :)